Muros: Territórios Compartilhados BH

Esta publicação é o resultado da primeira edição do projeto Muros: Territórios Compartilhados. Neta publicação estão reunidos alguns registros e reflexões sobre as sete propostas selecionadas e realizadas nos muros de Belo Horizonte. O projeto convidou pessoas a desenvolver propostas nas quais o muro deveria estar presente na estrutura física e conceitual do trabalho. Estabelecer relações entre as artes visuais (nas suas diversas linguagens), os muros e seu entorno foi um dos principais dispositivos que provocou mais de 80 artistas a enviar propostas de intervenção para este edital. A seleção contemplou 7 artistas visuais, arquitetos e poetas com propostas e linguagens diferentes, levando para e esfera pública trabalhos muitas vezes confinados a uma esfera intramuros.

Baixe a publicação Muros: Territórios Compartilhados BH

Este caderno de textos é resultado do Seminário Muros: Territórios Compartilhados que aconteceu em Belo Horizonte entre os dia 13 e 15 de setembro de 2011. Aqui compartilhamos as discussões e reflexões trazidas durante o seminário, que foi uma das ações do projeto Muros: Territórios Compartilhados. Através de um edital público, o projeto propôs a artistas que desenvolvessem propostas de trabalho em que o muro deveria estar na estrutura, tanto física quanto conceitual, da obra.

O seminário foi organizado em três mesas com os seguintes temas: “Interferências na paisagem: produção de imaginários urbanos”, “Entre espaços: convivência no limite entre o público e o privado” e “Poéticas visuais no espaço urbano”. Os temas foram pensados pela coordenação e curadoria a partir da proposta do projeto e do resultado dos trabalhos realizados na cidade. Os palestrantes convidados têm experiências de diferentes áreas do conhecimento como História, Artes Visuais, Arquitetura, Geografia e Comunicação. As falas ampliaram e discutiram o universo das cidades relacionando a arte, o ativismo político, o imaginário urbano, as ações poéticas, as relações de limite, territórios, entre outros temas e conceitos importantes para refletirmos sobre a forma como estamos construindo e estabelecendo as relações com a cidade onde vivemos.

Este caderno é formado por textos inéditos de André Mesquita, Eduardo de Jesus, Wellington Cançado, Cássio Hissa e Adriana Nascimento. As palestras estão disponíveis em vídeo no site do projeto onde também é possível baixar o catálogo, assistir os vídeos/registros das intervenções feitas nos muros da cidade, entre outros conteúdos relacionados ao projeto.

Baixe a publicação Caderno de Texto Muros Territórios Compartilhados BH

  • Idealização e coordenação: Bruno Vilela
  • Realização: EXA - Espaço Experimental de Arte
  • http://muros.art.br