Maratona Fotográfica

A Maratona Fotográfica é um projeto que convidou fotógrafos residentes em Belo Horizonte para criar um trabalho fotográfico sobre a Zona Leste de BH. Foram convidados, portanto, sete fotógrafos, cada um deles com uma experiência diferenciada, mas com um fio condutor em comum: o interesse e o desenvolvimento de uma poética pessoal que se materializa através de imagens fotográficas.

Durante as saídas, cada um pode escolher, à sua maneira, para onde ir e como dirigir o seu foco. Alguns já tinham um projeto em mente, outros começaram a desenvolvê-lo ali mesmo durante o percurso, ao entrar em contato com o ambiente, com as pessoas, com a atmosfera, com os sons do lugar. A reunião das imagens produzidas durante a maratona revela, por meio do olhar de cada um, aspectos dos lugares que, por muitas vezes, se tornam invisíveis diante de um cotidiano cada vez mais acelerado.

O resultado da Maratona Fotográfica foi a exposição que inaugurou a Galeria Caminhos do Futuro do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação em Cultura Digital. Fotógrafos Participantes: Bruno Vilela, Bruno Magalhães, Felipe Ferreira, Guilherme Cunha, Pedro Furtado, Simone Pazzine, Viviane Gandra e Marco Antônio Vieira.

Posteriormente a Maratona Fotográfica foi introduzida na programação do FIF – Festival Internacional de Fotografia, como atividade educativa e de produção artística.

  • Idealização e coordenação: Bruno Vilela
  • Realização: EXA - Espaço Experimental de Arte